Acompanhe nossas redes sociais

A concentração das palavras nos programas de governo

Atualizado: Jan 17

Na última quarta-feira (15), encerrou-se o prazo para registro de candidaturas para as eleições gerais deste ano. Para efetuar o registro, os aspirantes à Presidência da República tiveram de apresentar seus respectivos programas de governo.

Analisamos as diretrizes gerais dos treze candidatos ao Poder Executivo Federal. Na matriz acima, estão apresentadas as nuvens de palavras e as três palavras-chave mais frequentes em cada programa de governo dos candidatos.

Os candidatos Lula e Meirelles tiveram os seus próprios nomes entre os três termos mais repetidos dos seus planos de governo. O candidato Guilherme Boulos foi o responsável pelo maior registro de uma única palavra: “social”, que foi repetida no seu programa 244 vezes. Os candidatos Cabo Daciolo e João Amoedo foram os únicos a terem a palavra “educação” entre os três principais termos em seus planos de governo. Por sua vez, a candidata Vera foi a única a ter a palavra “trabalhadores” como a mais repetida do seu programa.

No somatório das palavras-chave, verifica-se que as palavras mais frequentes são “Brasil”, “nacional”, “políticas”, “política” e “social”. Em contrapartida as palavras “trabalho”, “saúde” e “educação” ficaram apenas em 11ª, 14ª e 15ª colocações na soma dos dez termos mais frequentes nos programas de governo.​



69 visualizações
whatsapp_contratar.png