Por que investir em uma Assessoria Parlamentar

Atualizado: 11 de Dez de 2019


Com a necessidade crescente de participação nos processos decisórios e na formulação de políticas públicas, entidades de diversos segmentos têm recorrido à Assessoria Parlamentar a fim de consolidar sua relação com o Poder Público.


O mercado de Assessoria Parlamentar, por sua vez, segue em desenvolvimento. Agora, aprimora a atividade através da aplicação de novas tecnologias em seus processos, produtos e serviços. O uso de rede sociais e a análise com suporte em base de dados digitais são exemplos de novas práticas - e diferenciais - nas áreas de Relações Governamentais e Institucionais e de Assessoria Parlamentar e Política.


As funções de uma Assessoria Parlamentar são inúmeras e variáveis conforme o cenário político, além do perfil e da necessidade de cada cliente. Leia, a seguir, uma síntese das principais vantagens de investir nesse tipo de serviço.


Assessoramento técnico

O acompanhamento do Poder Legislativo exige amplo conhecimento dos procedimentos cotidianos e normas que regem a política nacional. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal possuem normativas próprias, expressas em seus Regimentos Internos. Além destes, há um Regimento Comum para atividades do Congresso Nacional. Tratam-se de conjuntos extensos de regras que podem facilitadas através da Assessoria Parlamentar, antecipando ações de modo decisivo na formulação de novas leis para o país.


Mediação e relacionamento

Profissionais da Assessoria Parlamentar também podem atuar como canais de mediação entre organizações e o Parlamento para representar interesses. A comunicação estratégica com deputados, senadores e personalidades influentes é um poderoso recurso para a defesa de pleitos de uma entidade.


Planejamento estratégico

Através do monitoramento sistemático da atividade legislativa, uma Assessoria Parlamentar é capaz de oferecer ao cliente um plano de ações concretas que especifique como e quando agir para interferir no processo de decisão. Conhecendo a fundo a dinâmica de comissões, dos plenários e dos Três Poderes, a Assessoria Parlamentar é capaz de agir para modificar, vetar ou aprovar projetos e propostas para a legislação.

98 visualizações
Acompanhe nosso trabalho em:
Consultoria gratuita.png