Qual o papel da assessoria política no dia a dia de uma organização?

Pautada numa atuação de bastidor, distante dos holofotes e do conhecimento do grande público, a assessoria política, ainda que pouco conhecida, é hoje peça fundamental para o planejamento e expansão das organizações. Apesar de sua importância, a maioria das empresas desconhece a necessidade de sua contratação.


Abaixo, elencamos algumas dicas e informações úteis para a compreensão da importância da assessoria no ambiente organizacional; vejamos:




Em que se pauta a atuação da assessoria política?


A atuação de uma assessoria política se baseia fundamentalmente na prospecção de pautas legislativas de impacto para uma empresa e na aproximação das organizações no ambiente político decisório. A mescla entre essas duas matrizes de atuação traduzem o cerne da importância da assessoria política: a “gestão de risco regulatório”.


Capaz de estruturar o cenário econômico, o ambiente político evidentemente também agrega a capacidade de impactar os negócios de uma organização. Neste sentido, a tomada de decisões estratégicas de uma empresa devem estar alinhadas com uma maior previsibilidade do cenário político, atenta às contradições potenciais desse ambiente.


Por essa razão, o mapeamento de propostas legislativas de impacto, por exemplo, se apresenta como uma linha de atuação importante da assessoria política, dado que a partir dela se permite antecipar de maneira significativa potenciais impactos regulatórios, além é claro, de se permitir lançar estratégias de atuação junto ao poder público que possam desarmar qualquer efeito regulatório negativo à organização.


Apostar em maior previsibilidade política através de uma gestão do risco regulatório, enfim, é apostar na possibilidade de se traçar a expansão da empresa aproveitando-se de oportunidades e evitando-se eventuais dificuldades trazidas por fatores externos advindos do ambiente político.


Interlocução com o espaço político decisório


Com uma assessoria política, a organização consegue ter voz no ambiente político regional ou nacional ao ampliar sua capacidade de interlocução com agentes políticos relevantes, capazes de influir no processo político decisório.


Essa aproximação é fundamental para viabilizar a comunicação das dores da organização e permitir traçar estratégias de atuação no espaço decisório que se comuniquem com a própria dinâmica do ambiente político.


Não basta querer peticionar, é necessário também entender como se dá o jogo político. Nesse caso, a assessoria política se apresenta como a melhor alternativa para empreender esse trânsito no ambiente político, afinal, essa se traduz como uma ponte entre organizações e o poder público.


Orientação de profissionais


A assessoria política também pode atuar orientando os profissionais da sua organização para melhor interlocução com parlamentares e na visualização de possibilidades de atuação que possam ser aproveitadas no ambiente político.


As decisões mais assertiva para sua organização e sua atuação no ambiente político podem ser muito mais impactantes se você contar com uma assessoria, por isso, conte com a Metapolítica!

272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Acompanhe nosso trabalho em:
® Metapolítica