O papel da consultoria política na construção de políticas públicas

Atualizado: Fev 18


Já se questionou a respeito de qual é o papel da consultoria política na construção de políticas públicas mais efetivas?


A consultoria política pode te ajudar a ter voz no cenário político nacional, garantindo que políticas públicas sejam desenvolvidas em benefício das necessidades coletivas.


Nós vamos te explicar como tudo funciona, para que seja possível entender definitivamente a importância da consultoria política na construção de políticas públicas!


Entendendo as políticas públicas


As políticas públicas, de maneira resumida, são um caminho para a resolução de conflitos e necessidades coletivas. Toda a população e qualquer tipo de organização podem e devem fazer parte da criação de políticas públicas, uma vez que elas são um instrumento para atender o interesse público.


Inclusive, o direito à participação na discussão e no desenvolvimento de políticas públicas está previsto na Constituição Federal de 1988.


Qual a relação entre a consultoria política e a construção de políticas públicas?


As políticas públicas são relevantes como forma de estimular a economia, o emprego e o crescimento de determinadas regiões. São também um importante instrumento para o fortalecimento de todo regime democrático.


As políticas públicas são programas ou conjunto de ações tomadas pela esfera nacional, estadual ou municipal para resolver problemas sociais, econômicos, fiscais, educacionais, sanitários etc.


Por exemplo, quando uma empresa recebe do governo um subsídio para se instalar em determinada região e gerar empregos. Essa é uma política pública que tem por objetivo gerar emprego e circulação renda na região.


Mas, para que essa empresa negocie com o estado e tenha melhores possibilidades para se instalar em uma determinada região, ela precisa estar inserida na realidade social e no contexto político daquele local.


Ao receber uma consultoria política completa, sua empresa entenderá quais são as possibilidades de negociação com o governo e terá melhores condições de se posicionar.


Voltando ao exemplo, de maneira ampla, a empresa se beneficia e passa gerar um bom retorno também para seus parceiros, seja o município, estado ou a própria federação.


As políticas públicas podem contar com entidades públicas ou privadas


Quando sua empresa recebe nossa consultoria política, podemos definir um mapeamento de informações, análises e proposições de interesse. Em seguida, traçamos um plano de ação.


Nessa etapa, formulamos ações estratégicas para intervenções em processos decisórios. Dessa forma, é possível que sua empresa tenha uma ação relevante na sua relação com o Governo.


Há benefícios não apenas para a sua empresa, que passa a ter melhores resultados, mas para toda a sociedade, que desfrutará de mudanças resultantes de boas políticas públicas.


Nossa equipe também oferece ações de campo, ou seja, nossa assessoria parlamentar representa os interesses de sua empresa no âmbito político. Assim, seus representantes passam a ter contato direto com agentes políticos, ampliando sua rede de contatos e o seu potencial de intervenção.


Estreitamento de relações através da consultoria política


Quando sua equipe passa pelo treinamento e todas as etapas pertinentes de uma consultoria política, sua empresa está apta a estreitar relações com líderes políticos. Dessa forma, é possível estabelecer novas pontes e construir novas alternativas para o seu setor.


Assim, as necessidades da população passam a ser atendidas por políticas públicas de qualidade, que serão desenvolvidas através da parceria entre sua empresa e o Estado.


Equipe Metapolítica


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Acompanhe nosso trabalho em:
® Metapolítica