DOU, Diário Rápido e a publicidade de atos públicos

Atualizado: Jan 22


Mais do que um espaço de registros públicos formais, o Diário Oficial da União (DOU) é um veículo de comunicação nacional com princípios semelhantes aos de veículos de imprensa privados, pelos quais é frequentemente usado como fonte primária de informações oficiais. Sua função é reunir e divulgar informações sobre atos públicos como leis, editais e nomeações, ou seja, atos da Administração Pública do interesse da população. Em resumo, tem como missão dar publicidade aos atos públicos.


Além de instituições dos Três Poderes, organizações como associações, sindicatos e conselhos também divulgar informações através do Diário Oficial da União. O processo para solicitar uma publicação começa online, com o envio do material para orçamento e avaliação jurídica.


Criado há 157 anos, o DOU está disponível na internet desde o ano 2000, com atualizações diárias realizadas pela Imprensa Nacional, órgão governamental responsável pela publicação pela publicação.


Diário Rápido, o DOU simples e personalizado

Pensando em facilitar ainda mais o acesso às informações do Diário Oficial da União ao público, a Metapolítica - Assessoria Parlamentar implementou o Diário Rápido, disponível em metapolitica.com.br. Através da ferramenta, é possível receber integralmente por email as matérias de interesse e fazer buscas de conteúdo filtradas;


Entre outras funcionalidades, o Diário Rápido possui um sistema de inteligência artificial que elimina eventuais repetições e apresenta apenas ocorrências únicas, o que otimiza o processo de informação.


Acesse a página inicial da Metapolítica para saber mais sobre o Diário Rápido, uma alternativas a empresas e organizações para acessar as publicações do Diário Oficial da União de forma automatizada, todos os dias, por email.

106 visualizações
Acompanhe nosso trabalho em:
Fale conosco.png