4 plataformas com cursos online gratuitos sobre política

Atualizado: 11 de Dez de 2019




A atuação em relações governamentais e áreas relacionadas exige contato não apenas prático com a política, mas também teórico. Afinal, são as leis, os conceitos e as ideias que fundamentam a política no cotidiano.

Diversas organizações investem nos meios digitais como forma de difusão de conteúdo, tornando o conhecimento mais acessível a pessoas com distintos níveis de formação. Essa é uma tendência também no setor público, que, a fim de publicizar seu trabalho e aproximar-se do cidadão, impulsiona cada vez mais a oferta de cursos gratuitos.

No campo da ciência política, é possível encontrar cursos tanto para iniciantes como para pessoas com formação ou atuação na área. São estudos característicos do universo do lobby, das relações governamentais, da consultoria política e da assessoria parlamentar, por exemplo, direcionados tanto a profissionais como a iniciantes no assunto.

Veja, a seguir, 4 plataformas e conheça suas possibilidades:

Saberes

O Saberes é uma plataforma do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão do Senado Federal criada para capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais do Legislativo. Os cursos estão disponíveis para qualquer cidadão e abordam temas como Poder Legislativo Brasileiro, Ética e Administração Pública, Processo Legislativo, Política Contemporânea, entre outros.

Escola Virtual de Cidadania (EVC)

A ECV é a plataforma de Educação à Distância da Câmara dos Deputados, também aberta ao público. A oferta inclui Accountability Política, Gênero e Atuação Legislativa e cursos sobre a atividade da Câmara e elaboração de projetos de lei.

e-USP

Através da e-USP, a Universidade de São Paulo tornou disponibiliza conteúdo de disciplinas de graduação e pós-graduação da universidade federal. Em formato de videoaula, há matérias sobre qualidade da democracia e políticas públicas.

Ead Politize!

Politize é uma organização de educação política que tem como base a democratização da educação política no Brasil. Cursos relacionados a fiscalização do poder público e escolha de candidatos, por exemplo, são apresentados em formato multimídia e têm foco prático.

0 visualização
Acompanhe nosso trabalho em:
whatsapp_contratar.png